Conecta Salvador promove inclusão digital com wi-fi gratuito nas praças da cidade

Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS

Quase metade das mais de 500 praças públicas espalhadas pela cidade estão conectados à rede Conecta Salvador. Isso significa que, na maior parte desses espaços, há conexão wi-fi gratuita. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), que já instalou cerca de 1 km de fibra óptica na área continental da capital baiana, interligando 1 mil pontos distribuídos entre 200 áreas de lazer, além de escolas e prédios públicos municipais.

A Praça Lísio Xavier Leal, localizada no Conjunto Colinas de Pituaçu, em São Marcos, é uma das beneficiadas com a estratégia. Situada próxima a um colégio estadual, o lugar fica tomado por estudantes no horário do intervalo, entre 10h e 11h, e no final das aulas do turno matutino, às 12h30. Nesses períodos, os alunos se concentram no espaço público para acessar a internet.

“Todo dia ‘bato meu ponto’ aqui para usar minhas redes sociais. Às vezes, depois da aula, venho também para fazer pesquisa de algum assunto dado em sala”, disse a jovem Lorena Silva, de 15 anos. Segundo ela, não há um dia sequer em que o grupo formado por colegas não sente nos bancos da praça para utilizar a internet gratuita.

Para moradores da localidade, a conexão também é um atrativo. “Às vezes, os dados acabam antes do final do mês. Eu sempre corro para cá”, disse a dona de casa Edneia de Jesus, 31 anos, residente de um prédio localizado no entorno da Lísio Xavier.

Além disso, o mesmo espaço de lazer abriga um ponto de táxi e comerciantes ambulantes que vendem lanches, frutas, almoço e artesanato. Muitos deles se beneficiam com a internet gratuita.

A vendedora de doces gourmets Priscila Sena, 26 anos, diz que utiliza o wi-fi público para fazer pagamentos e conferir os Pix recebidos durante as vendas. “Para mim é muito útil, já que às vezes meu pacote de dados termina”, disse a jovem empreendedora.

Inclusão digital – O subsecretário de Inovação e Tecnologia, Wlader Peres, explica que a Infovia Salvador tem garantido uma infraestrutura robusta e de alta velocidade, possibilitando suporte às demandas crescentes de conectividade. A estratégia beneficia tanto o setor público quanto para a população em geral.

“Nosso intuito é promover a inclusão digital, facilitando o acesso à internet em áreas carentes e para a população de baixa renda, proporcionando melhores oportunidades de educação, trabalho e acesso a serviços digitais”, destaca.

Segundo ele, o projeto também coloca a cidade em uma posição de destaque como uma cidade inteligente, preparada para as demandas tecnológicas do futuro. Além de melhorar a conectividade, a infraestrutura avançada contribui para uma Salvador mais conectada, segura e eficiente, servindo como modelo para outras cidades em todo o mundo.

Cobertura – A Infovia Salvador foi concebida para ser uma das maiores e mais seguras redes no segmento de governo em todo o mundo. Essa rede avançada já se tornou um case de sucesso do fabricante responsável, destacando-se pela sua escala, robustez e integração eficiente de sistemas de cibersegurança. A implantação envolve uma extensa malha de cabos de fibra óptica distribuídos em várias partes da cidade, com o projeto desenvolvido para cobrir toda a área urbana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relevantes

Gari de Anguera recebe novo veículo após incidente com carro destruído por verea...
Salvador sedia Semana Brasileira do Aparelho Digestivo
WhatsApp começa a liberar escolha de contatos favoritos; entenda como funciona
Carregando mais...
plugins premium WordPress