Advogado é investigado pelo MP por acusações de irregularidades e enfrenta procedimento no Conselho de Ética da OAB

O advogado Daniel Jesus de Almeida está sob investigação por denúncias de falsidade ideológica e práticas relacionadas a litígios envolvendo bens de grande valor na região de Trancoso, Bahia. O caso, que já é objeto de uma ação penal proposta pelo Ministério Público, também está sendo analisado pelo Conselho de Ética e Disciplina da OAB-BA, onde tramita o Procedimento Disciplinar nº 00915/2023.

Entre os pontos levantados está a alegação de que documentos apresentados em processos de inventário, envolvendo o patrimônio de Benedicta Teixeira de Medeiro e Aloisio Soares Martins, continham informações questionáveis. Um dos bens em disputa, conhecido como “Ilha do Urubu”, já foi tema de diversas ações judiciais e segue como centro das atenções na investigação.

De acordo com relatos nos autos, as controvérsias judiciais foram intensificadas após a entrada do advogado no caso, com a apresentação de petições que, segundo os denunciantes, continham elementos capazes de distorcer a realidade jurídica da disputa. Ele nega as acusações, sustentando que agiu dentro dos limites éticos e legais.

CONSEHLO DE ÉTICA

O Conselho de Ética da OAB-BA ainda não decidiu sobre o pedido de afastamento cautelar de Daniel Jesus de Almeida, medida requerida em razão da gravidade das denúncias e para garantir a lisura do processo. Além disso, os novos fatos apresentados recentemente pelos denunciantes ampliaram a repercussão do caso.

Embora não tenha tomado decisão final sobre as acusações, o caso está gerando grande atenção entre os profissionais do Direito, devido à relevância dos temas envolvidos, incluindo a ética na atuação advocatícia.

A OAB-BA destacou em nota que o procedimento está em andamento e que a instituição mantém o compromisso com a transparência e o devido processo legal. “A Ordem tem o papel de garantir que todos os casos sejam confirmados com o rigor necessário, sempre respeitando os princípios éticos e a ampla defesa”, afirmou um representante do Conselho de Ética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design sem nome (55) (1)

Notícias relevantes

Sete homens morrem após trocas de tiros com a polícia no sul da BA
Sete mil pessoas se reúnem na Praça Irmã Dulce durante show do Padre Fábio de Me...
Deputado acusa ACM Neto de má fé ao manipular declarações do governador
Várzea Nova: Juíza Eleitoral de Morro do Chapéu determina remoção imediata de pe...
Jerônimo apresenta experiências da Bahia em transição energética e articula parc...
Em roteiro turístico pelo Pelourinho, Jerônimo Rodrigues apresenta a cultura bai...
WhatsApp começa a liberar escolha de contatos favoritos; entenda como funciona
Acidente na Av. Paralela deixa trânsito lento no sentido Aeroporto
Carregando mais...