DESTAQUES POLÍTICA

Boa pagadora: Simões Filho atinge categoria B, aponta Tesouro Nacional

A cidade de Simões Filho, localizada na Grande Salvador, avança e é considerada como “boa pagadora”, atingindo categoria B. A informação foi divulgada recentemente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e é o resultado da aferição da capacidade de pagamento (CAPAG) dos municípios brasileiros.

https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-municipios/capacidade-de-pagamento-capag

O CAPAG é um sistema vinculado ao STN e tem como intuito apresentar de forma simples e transparente a situação fiscal dos estados e municípios. O ente que tem nota “A” ou “B” recebe autorização de garantia federal em operação de crédito, o que facilitaria a contratação, enquanto os que recebem avaliação “C” ou “D” não podem ter a união como “fiadora”.

Essa nova classificação se dá em virtude, principalmente por conta da redução da dívida milionária do município que chegou a mais R$ 300 milhões em 2016. Em dois anos da gestão do prefeito Dinha Tolentino, esse valor reduziu em R$ 100 milhões.

A classificação é obtida através do cálculo em que são analisados os três principais indicadores financeiros do município: endividamento; poupança corrente e liquidez. Dessa forma, Simões Filho passa a integrar o rol seleto de Prefeituras baianas que são consideradas pela STN como capazes de honrar dívidas e aptas a celebrar empréstimos.

relacionados

Prefeitura de Simões Filho inicia obras de infraestrutura na comunidade de Santa Luzia

Hora Notícia

Placa do Mercosul é adiada para janeiro de 2020

Hora Notícia

Prefeito Dinha conquista cinco ônibus escolares em Brasília

Redação

Deixe um comentário