DESTAQUES POLÍTICA

Boa pagadora: Simões Filho atinge categoria B, aponta Tesouro Nacional

A cidade de Simões Filho, localizada na Grande Salvador, avança e é considerada como “boa pagadora”, atingindo categoria B. A informação foi divulgada recentemente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e é o resultado da aferição da capacidade de pagamento (CAPAG) dos municípios brasileiros.

https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-municipios/capacidade-de-pagamento-capag

O CAPAG é um sistema vinculado ao STN e tem como intuito apresentar de forma simples e transparente a situação fiscal dos estados e municípios. O ente que tem nota “A” ou “B” recebe autorização de garantia federal em operação de crédito, o que facilitaria a contratação, enquanto os que recebem avaliação “C” ou “D” não podem ter a união como “fiadora”.

Essa nova classificação se dá em virtude, principalmente por conta da redução da dívida milionária do município que chegou a mais R$ 300 milhões em 2016. Em dois anos da gestão do prefeito Dinha Tolentino, esse valor reduziu em R$ 100 milhões.

A classificação é obtida através do cálculo em que são analisados os três principais indicadores financeiros do município: endividamento; poupança corrente e liquidez. Dessa forma, Simões Filho passa a integrar o rol seleto de Prefeituras baianas que são consideradas pela STN como capazes de honrar dívidas e aptas a celebrar empréstimos.

relacionados

Programa Secult em Ação abre inscrições para oficinas

Hora Notícia

Audiência Pública na Câmara discute serviços prestados pela Embasa em Simões Filho nesta terça

Hora Notícia

Ônibus escolar é conquistado pelo prefeito Dinha em Simões Filho

Redação

Deixe um comentário