Tecnologia

WhatsApp começa teste de figurinhas feitas por IA

O WhatsApp já é uma forma de se comunicar unânime no Brasil. O aplicativo foi criado em 2009, mas somente em 2012 que ele se tornou famoso e virou quase que obrigatório entre os brasileiros, tanto que é quase impossível se imaginar sem usá-lo.

Por conta disso, o aplicativo de mensagens foi mudando, atualizando-se para suprir as necessidades dos usuários e fazendo com que o app ficasse o mais funcional e fácil para todos. Muitas vezes, o WhatsApp traz recursos que seus usuários nem imaginavam que precisavam dele, até tê-lo disponível.

Algumas novidades apresentadas pelo mensageiro são atualizações de funções já existentes. Como nesse caso em que o aplicativo começou testar o novo recurso que permite figurinhas feitas por inteligência artificial (IA).

Figurinhas por IA

Imagens: Olhar digital, Canaltech

A novidade já está disponível para alguns usuários do WhatsApp no Android. Quem tem a versão 2.23.17.14 do WhatsApp beta pode já ter a novidade. Com ela é possível criar figurinhas usando “uma tecnologia segura oferecida pela Meta”.

Essa ferramenta é capaz de gerar imagens a partir de uma descrição feita em texto. Ou seja, ela funciona como modelos já conhecidos como o DALL-E ou Midjourney.

De acordo com o WABetainfo, site especializado, essa novidade ainda está disponível apena para poucos usuários. No entanto, ela deve ser disponibilizada para mais pessoas ainda nas próximas semanas.

Por ser uma função com inteligência artificial criando algo do zero, assim como todos os outros modelos de IA generativa, esse recurso também se preocupará com quais imagens podem ser criadas e compartilhadas no WhatsApp.

De acordo com a empresa, as figurinhas irão ser “facilmente reconhecíveis”. Isso sugere que o app pode fazer algum tipo de marca d´água ou colocar alguma indicação para que os usuários saibam que aquela imagem foi criada a partir da IA.

Essa função já é disponibilizada pela Microsoft e dá aos usuários do Bing Chat a oportunidade de criar imagens com o modelo DALL-E da OpenAI. E nesse caso, a empresa coloca um rótulo indicativo nas imagens geradas por IA por segurança.

Nem sempre a novidade é uma nova função, tanto é que o aplicativo traz mudanças também em outros aspectos. Por exemplo, uma nova interface. Os usuários de Android já começaram a vê-la em seus aplicativos porque ela foi liberada para um número maior de testadores.

Com essa nova interface, a barra de navegação do WhatsApp Beta fica na parte de baixo da tela, o que se assemelha com o visual que é visto no sistema iOS. Esse novo visual do aplicativo Beta já está sendo experimentado há meses, contudo, ele estava disponível para poucas pessoas.

Agora, de acordo com o WABetainfo, um site especializado, a nova interface está disponível para as pessoas que têm a versão 2.23.16.17 do aplicativo. Nessa nova versão, o WhatsApp para Android fica igual ao iOS com os atalhos para Conversas, Status, Comunidades e Chamadas, todos na parte de baixo da tela, enquanto que na parte de cima fica o nome do aplicativo, e os atalhos para câmera, busca e opções.

Mesmo que esse novo layout esteja disponível para mais usuários, ele ainda não foi lançado oficialmente e não existem informações sobre quando isso irá acontecer. No entanto, essa disponibilidade maior dá a entender que ela está perto de ser liberada definitivamente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo