Educação

Estudantes da rede municipal de ensino de Salvador participam de desafio virtual durante as férias

Mês de férias também pode significar aprendizado. Essa é a proposta do AVA Desafio de Férias, que utiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para incentivar o uso da plataforma por estudantes matriculados do 1° ao 8° anos do Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal de Salvador. A intenção é complementar a recomposição da aprendizagem, fomentando a autonomia e apoiando a família no fortalecimento do vínculo com o processo educacional.

A iniciativa acompanha a série de desafios, que ocorre pelo segundo ano consecutivo, tendo ocorrido tanto nas férias de fim de ano, como nos recessos de junho. Os alunos têm até o dia 31 de janeiro para responder os desafios acessando o site https://ava.portaleducacao.salvador.ba.gov.br/salvador/login em qualquer dispositivo. Basta clicar em Menu -> Desafio -> Desafio do Dia / Desafio do AVA para participar automaticamente da campanha. A plataforma realiza a apuração automaticamente.

A coordenadora de Inovação Pedagógica da Smed, Jucineide Carvalho, lembra que o AVA é uma plataforma digital lúdica, gamificada, com acervo de materiais pedagógicos e jogos educativos para estudantes, professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental.

“Sabemos que as férias dos estudantes são um tempo para descanso e diversão, mas também pode ser utilizado para acesso a estudo, especialmente de forma lúdica como é a proposta da plataforma. Os desafios estão distribuídos entre todos os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, História e Ciências, dentre outros”, afirma.

Jucineide explica que, na interação, os estudantes acessam temas necessários para as respostas, recebem feedback e recompensas virtuais próprias do ambiente gamificado. “A grande expectativa é que nossa rede conheça o potencial dessa plataforma e que as famílias aproveitem essa oportunidade, equilibrando o tempo das crianças e adolescentes entre descanso, diversão e estudo”, completa.

Desafios e dúvidas – Os desafios são jogos disponíveis durante todo o ano. Mensalmente é atualizado o Hall da Fama, uma atividade que premia presencialmente estudantes que utilizaram a plataforma. Já o AVA nas Férias conta com um conjunto específico de desafios no período da campanha. 

Há ainda a Central Tira-Dúvidas sobre acesso e utilização do AVA, onde equipe da plataforma está disponível via WhatsApp, através do número (71) 99955-5635. O atendimento acontece por texto, e é necessário seguir o passo-a-passo informado na mensagem.

Foto: Igor Santos/Secom PMS
Reportagem: Eduardo Santos/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo