Conceito de Cidades Criativas pode fazer parte da estratégia de desenvolvimento das cidades administradas pelo PSB na Bahia

Durante o Encontro Estadual de Prefeitos, Prefeitas e Vices, promovido pelo PSB, na última sexta-feira (22), o secretário nacional de Formação do partido, Domingos Leonelli, fez palestra sobre a importância da Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento para os municípios administrados por prefeitos socialistas.

Em sua explanação, Leonelli apresentou o conceito de Cidade Criativa e citou exemplos de como as gestões podem atuar. Ele ressaltou a necessidade de ouvir a população para a tomada compartilhada de decisões. “O prefeito deve olhar para a sua cidade como um jogador observa um tabuleiro de xadrez. É importante compreender o território e suas variantes: as diversas condições políticas; o comportamento da população e a organização da sociedade em sua diversidade e avaliar a atividade dos segmentos sociais e das representatividades”, pontuou.

Ele também ressaltou que é preciso considerar as potencialidades locais e buscar soluções concretas, verificando as reais vocações econômicas e culturais, além de oportunidades para encontrar soluções. Ele citou o município de Mucugê como um modelo bem sucedido de aproveitamento das cadeias da economia criativa. “A cidade tem atividades culturais e turísticas calendarizadas e uma sinergia com a iniciativa privada para a abertura de empreendimentos.

Para o secretário nacional de Formação do PSB, a criatividade pode contribuir para a redução das desigualdades e ser amplamente utilizada nos ambientes urbano e rural das cidades.

Empresas de pequeno porte e microempreendedores

Também presente no encontro, o ministro do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, destacou a importância do segmento para a economia brasileira, sobretudo nas pequenas cidades. Ele lembrou aos gestores a importância de ter uma pasta correlata ao ministério nas administrações municipais para facilitar a captação de recursos para o desenvolvimento de projetos.

Governança digital e administração moderna

Também palestrante do evento, o presidente da Empresa de Informática de Recife, Bernardo D’Almeida, mostrou o modelo desenvolvido pela prefeitura da capital pernambucana para aproximar os moradores da cidade da administração pública. “A gente desenvolve sites e aplicativos que prestam serviços e se antecipam às demandas da população”, disse.

A gestão do prefeito João Campos fornece, de forma proativa, serviços que vão desde à emissão de cartão de benefícios para a pessoa idosa até adoção de animais de estimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design sem nome (55) (1)

Notícias relevantes

Linhas garantem reforço no atendimento no horário de pico
Fórum consolida posição de destaque da Bahia na rota dos investimentos chineses
Pesquisa aponta vitória de Rizia em Várzea Nova com 52,3% das intenções de voto
Joseph Bandeira reúne políticos do PSB, PT, PCdoB, MDB, PV, Rede e Podemos em la...
Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial da Globo
Casal morre após acidente em estrada no interior da Bahia; vítimas estavam a cam...
Ferdnand Andrade participa de Encontro Estadual com Prefeitos e Vices do PSB
Vereadora Edylene preside a mesa de Audiência Pública sobre políticas públicas p...
'Terras em Guerra': assista aos cinco episódios da série sobre os conflitos entr...
Carregando mais...