Conecta Salvador promove inclusão digital com wi-fi gratuito nas praças da cidade

Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS

Quase metade das mais de 500 praças públicas espalhadas pela cidade estão conectados à rede Conecta Salvador. Isso significa que, na maior parte desses espaços, há conexão wi-fi gratuita. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), que já instalou cerca de 1 km de fibra óptica na área continental da capital baiana, interligando 1 mil pontos distribuídos entre 200 áreas de lazer, além de escolas e prédios públicos municipais.

A Praça Lísio Xavier Leal, localizada no Conjunto Colinas de Pituaçu, em São Marcos, é uma das beneficiadas com a estratégia. Situada próxima a um colégio estadual, o lugar fica tomado por estudantes no horário do intervalo, entre 10h e 11h, e no final das aulas do turno matutino, às 12h30. Nesses períodos, os alunos se concentram no espaço público para acessar a internet.

“Todo dia ‘bato meu ponto’ aqui para usar minhas redes sociais. Às vezes, depois da aula, venho também para fazer pesquisa de algum assunto dado em sala”, disse a jovem Lorena Silva, de 15 anos. Segundo ela, não há um dia sequer em que o grupo formado por colegas não sente nos bancos da praça para utilizar a internet gratuita.

Para moradores da localidade, a conexão também é um atrativo. “Às vezes, os dados acabam antes do final do mês. Eu sempre corro para cá”, disse a dona de casa Edneia de Jesus, 31 anos, residente de um prédio localizado no entorno da Lísio Xavier.

Além disso, o mesmo espaço de lazer abriga um ponto de táxi e comerciantes ambulantes que vendem lanches, frutas, almoço e artesanato. Muitos deles se beneficiam com a internet gratuita.

A vendedora de doces gourmets Priscila Sena, 26 anos, diz que utiliza o wi-fi público para fazer pagamentos e conferir os Pix recebidos durante as vendas. “Para mim é muito útil, já que às vezes meu pacote de dados termina”, disse a jovem empreendedora.

Inclusão digital – O subsecretário de Inovação e Tecnologia, Wlader Peres, explica que a Infovia Salvador tem garantido uma infraestrutura robusta e de alta velocidade, possibilitando suporte às demandas crescentes de conectividade. A estratégia beneficia tanto o setor público quanto para a população em geral.

“Nosso intuito é promover a inclusão digital, facilitando o acesso à internet em áreas carentes e para a população de baixa renda, proporcionando melhores oportunidades de educação, trabalho e acesso a serviços digitais”, destaca.

Segundo ele, o projeto também coloca a cidade em uma posição de destaque como uma cidade inteligente, preparada para as demandas tecnológicas do futuro. Além de melhorar a conectividade, a infraestrutura avançada contribui para uma Salvador mais conectada, segura e eficiente, servindo como modelo para outras cidades em todo o mundo.

Cobertura – A Infovia Salvador foi concebida para ser uma das maiores e mais seguras redes no segmento de governo em todo o mundo. Essa rede avançada já se tornou um case de sucesso do fabricante responsável, destacando-se pela sua escala, robustez e integração eficiente de sistemas de cibersegurança. A implantação envolve uma extensa malha de cabos de fibra óptica distribuídos em várias partes da cidade, com o projeto desenvolvido para cobrir toda a área urbana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design sem nome (55) (1)

Notícias relevantes

Presidente de Assembleia do RJ é preso pela PF por vazar informações de operação...
Memorial Maria Odília abriga exposição permanente sobre a história da primeira m...
Lídice afirma que Caetano vai reconduzir Camaçari ao rumo do desenvolvimento
Queda de poste gera congestionamento na Av. Paralela, no sentido Aeroporto
Governo da Bahia participa do Fórum do Comércio 2025 e reforça compromisso com o...
Simone Mendes se emociona ao lembrar da avó e celebra show no São João baiano: “...
Saúde nos Bairros oferece atendimentos em Pau da Lima a partir desta segunda-fei...
Carregando mais...