SDE discute Protener e Nova Indústria no II Painel de Transição Energética rumo à COP30, promovido pela ABS

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou, nesta quinta-feira (17), do II Painel de Transição Energética Pré-COP30, na sede da FIEB, em Salvador. Realizado pela Associação Baiana de Energia Solar (ABS), o encontro, que teve como tema “Boas Práticas no Uso de Energia Solar”, reuniu representantes do setor produtivo, especialistas e instituições públicas para debater soluções sustentáveis e inovadoras para a matriz energética brasileira.

A SDE foi uma das expositoras do painel “Protener e Nova Indústria”, com a apresentação do Programa Estadual de Transição Energética (Protener) e sua conexão com a estratégia da Nova Indústria, política que vem reposicionando a Bahia como referência nacional em desenvolvimento sustentável e inovação no setor energético.

O diretor de Interiorização do Desenvolvimento e Fomento à Indústria de Energias Renováveis, Tarcísio Branco, representou a secretaria no debate e ressaltou a importância do diálogo com os diversos atores da cadeia produtiva da energia solar no estado. “É fundamental dialogar com a Bahia Solar, aqui na FIEB, ao lado de empresários, importadores e integradores do setor. Apresentamos pontos da nova política de transição energética do Estado para que o setor possa enxergar oportunidades e entender como pode ser beneficiado. Monitoramos os grandes investimentos, mas também vibramos com o aquecimento do setor em todo o território baiano”, destacou.

O diretor também reforçou que o fortalecimento da cadeia produtiva de equipamentos fotovoltaicos passa por políticas que combinem indústria, comércio e acesso da população à geração de energia limpa. “O comércio precisa estar aquecido, e os cidadãos precisam ter acesso aos equipamentos para garantir o direito de gerar a própria energia. Seguimos trabalhando para que as conexões e os investimentos aconteçam em toda a Bahia”, completou.

O Protener, lançado neste ano pelo Governo do Estado, é a primeira política estadual do Brasil voltada exclusivamente à transição para uma economia de baixo carbono, com foco em inovação, energias renováveis, eficiência energética e atração de investimentos sustentáveis.

ASCOM/SDE

17/07/2025

(71) 3115-7816

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relevantes

WhatsApp começa a liberar escolha de contatos favoritos; entenda como funciona
PSB Bahia estreia podcast “Papo Socialista” com debate sobre comunicação na polí...
Juíza de Santo Estêvão suspende divulgação de pesquisa eleitoral irregular
Ferreirinha lota auditório da CDL em encontro com pré-candidatos e assegura tran...
Deputada Lídice da Mata obtém avaliação máxima em plataforma que mede desempenho...
Carregando mais...
plugins premium WordPress