O prefeito reeleito de Andaraí (Chapada Diamantina), Wilson Cardoso (PSB), anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (1º), a candidatura dele à Presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), para o biênio 2025/2026.
O nome do socialista ganhou força após o ex-presidente da entidade e também prefeito reeleito de Jequié, Zé Cocá (PP), elogiar o perfil de Cardoso, considerado agregador.
“A indicação de Zé Cocá ao meu nome foi uma honra para mim”, afirmou o gestor ao ‘Panorama da Bahia’. “Ele conhece o município pequeno e entende a importância da união dos municípios”, completou.
Além de destacar a própria experiência e trajetória política como fatores que o preparam para o desafio de liderar a UPB, Cardoso enfatizou a importância de uma gestão plural e apartidária, comprometida com os interesses de todos os municípios baianos.
“A UPB precisa de uma reforma estatutária que descentralize o poder, permitindo que outras regiões tenham voz. O presidente da UPB representa todos os 417 prefeitos e deve defender as pautas municipalistas com independência”, disse.
Wilson Cardoso adiantou ainda que, caso eleito presidente da UPB, pretende seguir o exemplo de Zé Cocá e buscar o consenso entre os prefeitos, unindo os 417 municípios em torno de um projeto fortalecido. Entre suas prioridades, ele destacou a redução da alíquota do INSS para os municípios, o aumento das verbas do SUS e da assistência social, e o fortalecimento dos consórcios públicos.
“Vamos trabalhar com toda a energia para construir uma UPB mais forte e um municipalismo que traga avanços reais para os nossos municípios”, finalizou o socialista.